MENU

O que fazer com o 13º salário?

Confira 5 dicas!


O que fazer com o 13º salário?

Já estamos no final do ano e neste período alguns brasileiros irão receber o décimo terceiro salário, que é a gratificação de Natal onde o trabalhador recebe o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado.

Caso você tenha sua carteira assinada, a partir de 15 dias de serviço você já tem o direito de receber o décimo terceiro salário.

Isso é uma forma de ajudar no orçamento das famílias e um dinheiro extra que movimenta a economia do país, afinal de contas, final de ano é repleto de comemorações.

Agora é o momento de você analisar como irá utilizar seu décimo terceiro salário com sabedoria, sendo assim confira abaixo algumas dicas:

1 – Pague suas dívidas

Está uma excelente oportunidade para você quitá-las, a prioridade é limpar seu nome. Análise quais possuem encargos(juros) mais altos, por exemplo o cartão de crédito e cheque especial, e negocie o valor da dívida.
Não fique com vergonha de negociar, você está disposto a pagar e o outro lado receber. Aproveite essa oportunidade para se livrar dessas dívidas.

2 – Reserva de emergência

Imprevistos pode acontecer com qualquer pessoa, qualquer momento e ele não costuma avisar, por exemplo, se o carro quebrou, se o eletrodoméstico pifou, seu animalzinho ficou doente, recebeu uma multa de trânsito, problemas de saúde, enfim pode acontecer com todos nós. E onde eu quero chegar com isso?Se você tem uma reserva de emergência, pode ficar mais tranquilo em saber que não precisa utilizar a sua renda principal.

Essa reserva são 6 meses do seu custo de vida mensal, exemplo: seu custo de vida é 3 mil reais, logo multiplicando por 6 meses, você precisa ter guardado 18 mil reais. Outra oportunidade para utilizar o seu décimo terceiro salário, se não fechar o valor do seu custo de vida, já vai ajudar na sua reserva de emergência.

3 – Planos para o futuro

No começo de ano sempre tem aqueles gastos extras, IPTU, IPVA, matrícula da escola, seguro, material escolar, ajustes de encargos, cuidado para não esquecer destes gastos, você já pode incluir no seu controle financeiro.
Com o décimo terceiro você tem uma “folguinha” no seu orçamento e consegue pagar essas contas maiores, e já começa o ano mais tranquilo, não é mesmo?

4 – Férias/ Sonhos

Agora se você está com as contas em dia e já possui uma reserva de emergência, é uma oportunidade para aproveitar as férias ou realizar um sonho, como viajar, fazer um curso, intercambio, aproveitar ao máximo, afinal dinheiro é apenas um meio para realizar seus sonhos. Mas claro com muita cautela rsrsrs.

5 – Compras

Você está pensando em trocar a geladeira, comprar um sofá novo, trocar de carro, (brasileiro adora trocar de carro no final de ano não é mesmo?). Se sua situação financeira permitir, compre á vista, excelente oportunidade de ganhar um ótimo desconto.

Essa é a hora de comprar sem se preocupar com os carnês.Outro ponto importante que deve ser destacado é os presentes de natal, as lembrancinhas de amigo secreto(muitas vezes participamos mais de um), você pode separar uma parte do décimo para fazer este tipo de compra, claro com muita consciência.

Essas são algumas dicas para você utilizar seu décimo terceiro com sabedoria financeira. Se ficou com alguma dúvida ou sugestão deixe abaixo nos comentários!

Um abraço e que Deus te abençoe.

Siga-me no Instagram: @pammattoss



Coach Financeira, especialista em finanças pessoais e palestrante. Faz parte do projeto Jovem com Futuro, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional paras os jovens.


Deixe sua opinião!