MENU

Jejum financeiro: considere esta pratica

“Decretem um jejum santo; convoquem uma assembleia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, o seu Deus, e clamem ao Senhor.” Joel 1:14


Jejum financeiro: considere esta pratica

Caros irmãos,

O carnaval se aproxima, mas é um período que leva muitas pessoas ao descontrole em vários sentidos, inclusive financeiro. Por mais que seja pagã, é uma celebração que sempre acontece antes da Quaresma, os 40 dias de preparação para o período da morte e ressurreição de Cristo.

Por ser este um período em que muitas pessoas fazem jejum, trago uma nova proposta: porque não ir além do jejum alimentar, pensando também em um jejum financeiro? Assim, é possível ter 40 dias em que o consumo será repensado e que as atenções estarão voltadas apenas ao que é necessário.

Precisamos lembrar que o jejum é uma prática milenar, realizada por profetas, reis e mesmo por Cristo, que praticaram com naturalidade em momentos decisivos. Ele diz respeito a preparação espiritual para um grande momento, para que o foco cotidiano passe a ser a fé e a reafirmação do compromisso com Deus.

Sabemos que, quando sucumbirmos ao consumo desviamos, por muitas vezes, do nosso caminho de regeneração. Não quero que pense aqui na questão financeira, pois de fato a economia acontecerá no período, mas sim em como essa ação poderá fortalecer a cada um de nós em nossa jornada, nos trazendo a conscientização quanto às nossas atitudes, que muitas vezes são impensadas, baseadas na futilidade e no descontrole.

O jejum é uma prática comum para combater os pecados e sabemos que hoje, infelizmente, grande parte deles está relacionada ao consumismo e a satisfação de desejos imediatos. Portanto, o esforço nos torna melhores, nos aproxima da remissão de nossos erros junto ao Pai.

Fica aqui o meu convite para aproveitarmos esse período de reflexão para mudar nossos hábitos e melhorar nossas vidas.



Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.


Deixe sua opinião!