MENU

Cuidado com as pequenas tentações

Pequenos atos mostram nossas fraquezas, que possivelmente trarão futuras consistências.


Cuidado com as pequenas tentações

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar” – Coríntios 10:12-13

Irmãos, hoje quero falar de um tema com o qual convivemos diariamente, tanto em relação ao lado espiritual quanto ao lado financeiro, que são as tentações. Uma analogia entre esses dois temas é muito simples, pois vivemos em uma sociedade que induz ao pecado e ao consumo excessivo.

As mensagens que nos chegam hoje das mais variadas formas, como meios de comunicação ou mesmo no convívio do trabalho ou de amigos, muitas vezes nos provocam para um caminho negativo, seja para acreditarmos que uma mentirinha ou um pequeno pecado não gerará problemas, seja para que acreditemos que um pequeno ato de consumo irresponsável não nos levará ao descontrole das finanças.

Mas podemos ter certeza que são nesses pequenos atos que nos mostramos fracos e abrimos espaços para que esse erro se repita por diversas vezes e cresçam, nos fazendo virar pecadores ou, no segundo caso, endividados. Quantas pessoas não conhecemos que, de pequenos erros, perdem o controle e se encontram em um caminho sem volta?

Por isso alerto sobre a necessidade de sermos firmes, vencendo as tentações que nos aparecem diariamente. Devemos lembrar do trecho bíblico de Coríntios 10:12-13. Nunca podemos baixar a guarda, ou seja, aceitar frases corriqueiras nas vidas das pessoas como: “Todo mundo comete esse pecadinho, por que eu não posso?” ou o famoso “Poxa, eu mereço esse mimo, vou comprar!”.

Pequenos atos mostram nossas fraquezas, que possivelmente trarão futuras consistências. Assim, quero reforçar a importância de sermos perseverantes e não abaixarmos nunca nossas guardas, mantendo o caminho da retidão e, com isso, colhendo frutos de uma vida junto a Deus e saudável financeiramente.



Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Assuntos:


Deixe sua opinião!